quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Vergonha!!!!!!!!!!! Vasco empata com o Bonsucesso em 2 a 2.

O Vasco empatou por 2 a 2 com o Bosucesso na estreia da Taça Rio, nesta quarta-feira (29), em São Januário. Os gols vascaínos foram marcados por Alecsandro e Felipe. O próximo compromisso do Cruz-Maltino será diante do Olaria, neste sábado (03/03), às 16h, em Moça Bonita.


Veja a programação do projeto Construindo a Cidadania nas Escolas.

Segue a Programação do Evento:

Dia: 05/03/2012

Local: Sede do Clube do Vasco - São Januário

Horário: 9 às 12:30h.

Desenvolvimento

Abertura com mesa de convidados.

Clube de Regatas Vasco da Gama - palestra ministrada por um historiador abordando as glórias e tradições da Agremiação.

SUBDEC - Palestra interativa focando a importância da prevenção de acidentes e preservação do meio ambiente.

Convidados da SUBDEC - atividades artística musicais:

a)-Conjunto "Chegando de Surpresa" acompanhados de Renato Sorriso;

b)-Apresentação do cantor-compositor Begha - da Comunidade da Maré.

Clube de Regatas Vasco da Gama – participação de atleta de futebol, Carlos Germano, em um bate-papo descontraído, versando sobre sua vida, seu sucesso profissional e pessoal, cidadania etc.

Encerrando o evento esta SUBDEC agraciará com a Medalha Mérito Defes Civil o presidente do Clube Roberto Dinamite. A homenagem está prevista para as 11h da manhã.

Cabe ressaltar que participarão do evento 100 estudantes da Escola Vasco da Gama, que funciona dentro do próprio Clube.

Edmundo convoca a torcida para lotar o Caldeirão na sua despedida.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Dedé: 'Para ajudar o Vasco, jogaria até no gol'

No segundo tempo da partida contra o Fluminense, chamou atenção o posicionamento de Ded é. O camisa 26 abandonou a zaga e jogou como autêntico atacante.

Aatitude foi para tentar explorar as jogadas aéreas. Em uma delas, ele mandou a bola na trave.

– Queria ajudar, de uma forma ou de outra. Estávamos perdendo, por isso subi ao ataque, para tentar fazer o gol. Tentei de tudo, infelizmente não deu. Se for para ajudar, jogaria até no gol – disse o zagueiro-atacante, que, no ano passado, fez 12 gols, mas, em 2012, ainda está zerado.

Durante a coletiva pós-jogo, Cristovão Borges apoiou as subidas de Dedé durante a decisão.

Nilton foi para a zaga fazendo a função do Mito. Já o rival Leandro Euzébio disse que foi complicado marcar Dedé.

Símbolo do acesso em 2009, Carlos Alberto vira fardo para o Vasco. Vc concorda?

Carlos Alberto já foi rei em São Januário. Símbolo da equipe que garantiu o título da Série B, o meia criou forte identificação com a torcida pela garra e pelo esforço que fez para continuar no Vasco após o término do seu empréstimo em 2009, quando tinha vínculo com o Werder Bremen-ALE. Mas, contrariando o ditado, quem foi rei perdeu a majestade. Hoje, treina sozinho, sempre em horários diferentes dos de seus companheiros, e aguarda uma proposta para ser negociado. Com contrato até maio de 2013, não tem no horizonte a chance de voltar a vestir a camisa cruz-maltina e acompanha pela TV os jogos do time nesta temporada.

A situação de Carlos Alberto causa prejuízo ao Vasco em um momento em que o clube tenta equilibrar suas finanças e ainda conseguir reforços. Após a derrota para o Fluminense na final da Taça Guanabara, o técnico Cristóvão Borges afirmou que o clube precisa contratar, e Juninho Pernambucano lamentou a falta de opções no elenco. Sem jogar, Carlos Alberto tem um dos salários mais altos do Vasco - cerca de R$ 270 mil - e eleva a folha de pagamento. A diretoria estuda uma saída para romper o contrato, mas ainda não encontrou uma brecha judicial. Segundo um integrante do departamento jurídico, o caso é "analisado com lupa".

- O Carlos Alberto pertence ao Vasco, e temos monitorado os treinos dele e dado suporte para que se prepare. Não surgiram propostas, mas acreditamos ser possível negociá-lo. Temos pressa em achar uma solução e buscamos uma solução junto com o empresário dele. O jogador também quer que tudo se resolva logo. Vai ser o melhor para os dois lados. Tivemos a negociação com o Palmeiras que, infelizmente, acabou não acontecendo. Mas estamos tentando resolver essa questão - explicou o diretor executivo de futebol Daniel Freitas.

Com um salário alto, um passado de algumas polêmicas e um histórico de lesões nos últimos anos, Carlos Alberto passou a ter um mercado limitado. O empresário Carlos Leite ainda não decidiu a estratégia a ser adotada. Pensa com calma sobre o futuro do meia, que tanto pode buscar um clube fora do país como negociar a rescisão de seu contrato. Até lá, tem o salário garantido por contrato com o Vasco.
- Não tem como prever nada agora. Neste momento, ele está apenas cumprindo com suas obrigações. A gente não sabe o que vai acontecer, e tudo é possível nesse caso. Não temos propostas ainda - disse Carlos Leite, acrescentando que o meia está ansioso para resolver logo a sua situação. - Tranquilo, ele não está. Ele queria estar jogando, como todo jogador. Mas está cumprindo o que o Vasco determina. Ele é funcionário do clube e vai seguir assim.

Carlos Tenório manda o recado: "Tem que jogar mais e falar menos"


Tenório já está à disposição do técnico Cristóvão Borges para compor o elenco do Vasco, mas não disputou a final da Taça Guanabara contra o Fluminense neste domingo. Apesar de ter ficado de fora, o atleta sentiu o peso da derrota para o rival.

"O importante é a confiança e quando se perde ela vai embora. O Vasco é uma equipe muito confiante, tem jogadores de muita qualidade e isso é algo que temos que aproveitar. Os torcedores nunca vão se conformar com uma derrota", disse o jogador.

Vasco 1x3 Fluminense (Giro pelo Caldeirão)


Confira, no quadro ´Giro pelo Caldeirão`, a cobertura de Vasco 1x3 Fluminense:

-Valeu a pena não entregar para o Boavista?;
-Juiz mulambo comprado pelos flores;
-Faltou ousadia ao técnico Cristovão?;
-Agora é focar na Libertadores e esquecer o Carioca?

domingo, 26 de fevereiro de 2012

O futebol tem dessas coisas.


Virtualmente eliminado da Taça Guanabara, o Fluminense dependia de duas vitórias nas últimas rodadas para continuar com chances de ser campeão. Ganhou do Americano e bateu o Bangu. Apesar de ter somado 6 pontos, o tricolor precisava contar com a ajuda do Vasco diante do Boavista. Um simples empate era suficiente, mas o Vasco fez melhor, fez o que manda a regra. Derrotou o Boavista e classificou Fluminense para a fase semifinal.

O destino colocou justamente o Fluminense no caminho do Vasco na decisão. O Vasco mal sabia o que estava por vir.

Sem cerimônia e jogando futebol, o Fluminense acabou com os 100% do Vasco, venceu por 2 a 0 e conquistou a Taça Guanabara.

O primeiro tempo foi equilibrado e os 2 a 0 a favor do Fluminense um tanto exagerado. Minutos antes de fazer 1 a 0 com Fred, o Vasco quase abriu o placar com uma bola na trave de Diego Souza. No lacne seguinte, Fagner fez pênalti indiscutível em cima de Wellington Nem. Fred cobrou com categoria.

Quase no fim dos primeiros 45 minutos, apareceu o toque de categoria do craque Deco. O camisa 20 percebeu a precipatação de Fernando Prass e fez um golaço. Falha de Prass e méritos para Deco. Thiago Neves quase ‘mata’ o jogo após entregada de Rodolfo. 3 a 0 seria colocar a faixa de campeão.

Logo no início do segundo tempo Fred acertou as contas. Após rápida e envolvente troca de passes, Fred liquidou a fatura.

O Vasco seguiu dando espaços e o Fluminense, apesar de ter menos posse de bola, foi sempre mais perigoso. Cristóvão ainda trocou Felipe Bastos por Eduardo Costa, ou seja, manteve o Vasco com 2 volantes.

Wellington Nem poderia ter feito o quarto. Thiago Neves não foi egoísta e deixou Fred fazer o quarto. Fred não quis.

O Vasco caiu de pé, mas perdeu quando não poderia. Lutou, esqueceu esquema de jogo, teve Dedé de atacante, esbarrou na trave e ficou pelo caminho. O gol de Edurado Costa quase não foi assistido pela torcida vascaína que já havia deixado o Engenhão.

O Fluminense, com duas derrotas e campanha instável, terminou como legítimo campeão.

O tricolor não figurava na lista de convidados, estava fora, mas acabou como protagonista da festa.

Esporte Espetacular - Reportagem sobre o vascaíno Hugo, deficiente visual - 26/02/12

Hugo visita São Januário após 'prever' gol de Alecsandro. Agora ele é o xodó da torcida vascaína. Se emocione com essa história.

Vasco perde a decisão da Taça Guanabara para o Fluminense: 3 a 1

Contra um adversário até então com 100% de aproveitamento, o Fluminense deu show e garantiu o título da Taça Guanabara. Com 3 a 1, o time tricolor dominou o Vasco, que frustrou as expectativas e pouco mostrou nesta tarde no Engenhão. Fred – duas vezes – e Deco marcaram para o Fluminense, que não conquistava o troféu do primeiro turno do Estadual do Rio desde 1993. Eduardo Costa descontou na fase final da decisão.

Por ironia, o Vasco foi o "responsável" pela classificação do Fluminense para as semifinais da Taça Guanabara. Na última rodada do torneio, o time tricolor precisava vencer o Bangu e torcer para o rival conquistar um triunfo sobre o Boavista. Foi essa combinação de resultados que aconteceu. O Flu passou de fase, eliminou o Botafogo nas penalidades e bateu o Vasco na final.

Com a conquista do primeiro turno do Estadual do Rio, o Fluminense já está garantido na final da competição. O troféu também é importante para o planejamento da equipe comandada por Abel Braga. O time agora pode se dedicar com maior atenção à Copa Libertadores.

O Fluminense começou a decisão com maior presença no ataque. Posicionado no setor esquerdo, Wellington Nem era peça importante para o time tricolor atrapalhar a defesa adversária. A primeira grande oportunidade, porém, foi do Vasco após cobrança de falta aos 12min. A cabeçada que passou perto do gol de Cavalieri deu maior fôlego ao time de São Januário.

Com o tempo, os vascaínos ganhavam terreno. Juninho Pernambucano era o principal responsável pela organização da equipe. William Barbio começava a aparecer em jogadas de velocidade, mas era pouco efetivo. Aos 33min, o Vasco chegou perto com uma bela finalização de Diego Souza que parou na trave. A resposta do Fluminense foi rápida.

Logo em seguida, Nem invadiu a área e foi derrubado por Fagner. O pênalti foi marcado e gerou muitos protestos dos vascaínos. Fred deslocou Fernando Prass e marcou 1 a 0. Aos 42min, Deco ampliou para o Fluminense. O camisa 20 chutou de fora da área e contou com a ajuda de Fernando Prass. O Flu se perdeu e quase levou mais um antes do intervalo. Livre, Thiago Neves perdeu a oportunidade na frente do goleiro rival.

O Vasco entrou para o segundo tempo ensaiando uma reação. Em ritmo lento, o Flu pouco havia mostrado antes de encaixar bela jogada aos 11min. Fred recebeu de Thiago Neves e marcou pela segunda vez. O Vasco só deu sinais de reação aos 37min, quando Eduardo Costa aproveitou cruzamento para descontar. O gol deu ânimo ao time cruzmaltino. Dedé chegou perto com uma bola na trave. Em seguida, Cavalieri salvou em chute de Kim. O Fluminense, no entanto, se segurou bem e garantiu o título.

Confira os gols:


Vc sabia?

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Abel, sobre Dedé: 'Será o zagueiro da Seleção na próxima Copa'

Além do Vasco, o Fluminense terá de superar outro grande obstáculo na luta pela conquista da Taça Guanabara de 2012. Destaque da semifinal diante do Flamengo, na qual conseguiu 16 desarmes e não cometeu falta alguma, Dedé já preocupa o técnico Abel Braga antes mesmo de a bola rolar. Ex-zagueiro, Abelão rasgou elogios ao adversário mais uma vez e apostou no jogador como integrante da Seleção Brasileira na Copa de 2014.

- Dedé é um absurdo. Com certeza será o zagueiro central da Seleção na próxima Copa. Não dá para acreditar em um jogador que fica seis ou sete vezes no mano a mano com o Vagner Love e ganha todas. Foram 16 desarmes e nenhuma falta. O momento dele é excepcional - resumiu o treinador tricolor.

Vasco comprova pagamentos a Bernardo na Justiça do Trabalho.

O Vasco enviou na tarde desta sexta-feira à Justiça do Trabalho os comprovantes de pagamento a Bernardo. O jogador decidiu abrir um processo contra o clube no dia 15 de fevereiro cobrando salários, luvas e deósito do Fundo de Garantia atrasados. No entanto, o clube afirma ter quitado todos os débitos com o meia e aguarda a decisão do juiz responsável pelo caso.

Na última quinta-feira começou a contar o prazo estabelecido pela Justiça para que o Vasco comprovasse estar em dia com os vencimentos de Bernardo. No entanto, o departamento jurídico do clube decidiu se antecipar e entregar os documentos no dia seguinte.

- Já demos entrada nos documentos e agora vamos esperar a decisão da Justiça. O próximo passo é o advogado do Bernardo observar todo o processo e decidir se mantém ou retira a ação - afirmou Aníbal Rouxinol, více-presidente jurídico do Vasco.

Assim, é possível que Bernardo seja reintegrado ao Vasco. O jogador foi afastado dos treinamentos até que a situação seja resolvida, mas se retorna também dependerá dos demais jogadores cruz-maltinos. Alguns se mostraram insatisfeitos com a atitude do companheiro e podem oferecer resistência à reintegração.

O advogado de Bernardo ainda não descarta a retirada do processo, caso seja a vontade de jogador. No entanto, prefere aguardar o posicionamento da Justiça do Trabalho em relação aos documentos a serem apresentados pelo Vasco.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Surfistas vascaínos atravessam a América com a camisa do Vasco

Vascaíno que se preze leva a sua camisa do Gigante da Colina para qualquer parte do planeta. E foi exatamente isso que os surfistas profissionais cariocas Pedro Vianna, o “Scooby”, e Felipe Senra, fizeram ao embarcar para a viagem mais inusitada de suas vidas.

Acompanhados do fotógrafo carioca Julio Fonyat, que reside na Califórnia, eles deram início no último dia 6 de janeiro ao “The Rio Project”, quando saíram de carro de San Diego (EUA) rumo ao Rio de Janeiro, com o intuito de desbravar e surfar todas as praias ao longo da jornada nas américas.

Entre surfar ondas diferentes e conhecer novas culturas na América Central, Scooby e Felipe pararam diversas vezes para torcer pelo clube do coração, assistindo aos jogos do Vasco pela internet devidamente uniformizados. Além disso, suas camisas cruz-maltinas os acompanharam também dentro d’água, enquanto surfavam.

- Muito obrigado ao Vasco por nos presentear com as camisas para essa nossa expedição da Califórnia ao Rio de Janeiro. Faço questão de surfar com a preta, minha predileta, sempre que paramos em algum lugar com ondas. Essas camisas do Vascão já nos deram muitas alegrias. Proporcionaram almoço grátis na Guatemala, o dono era português, um amigo Argentino em El Salvador, que não gostava do nosso maior rival, além de salvar as nossas vidas em um rodeio na Costa Rica. Espero conseguir chegar ao Rio com ela, para poder emoldurar e pendurar na sala da minha casa! – disse Felipe eufórico.
A previsão de chegada no Rio de Janeiro é em meados de março, e dos participantes da aventura, apenas Scooby já retornou para casa, pegando um voo do Panamá direto para o Rio, já que sua esposa, a atriz Luana Piovani, está grávida de oito meses do primeiro filho do casal, que se chamará Dom.

A expedição está sendo documentada pelo cinegrafista Robert Bianchi e posteriormente irá ser exibida no Canal Off, da TV por assinatura. Não faltarão imagens espetaculares da dupla vascaína com suas inseparáveis camisas durante a expedição

Impressionante! Bloco Itaocalhau - Boêmio sim senhor.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Pé-quente, menino cego vira xodó e comemora: 'O Vasco é a minha vida'

Após deixar sua marca no clássico contra o Flamengo, Alecsandro comemorou de um jeito diferente. No lugar da tradicional careta que homenageia o pai, Lela, o artilheiro vascaíno, acompanhado de Diego Souza e Wiliam Barbio, levou uma mão aos olhos e esticou a outra (veja vídeo abaixo). Depois da partida que garantiu o Vasco na decisão da Taça Guanabara, o atacante explicou o novo gesto. Trata-se de outra bonita homenagem. Desta vez, a um menino de apenas 7 anos que é deficiente visual: Hugo.
- Ele falou que eu iria fazer o gol, mas tinha uma exigência, comemorar com uma mão no rosto e a outra pra frente. Então fiquei feliz por marcar num momento importante do clássico e dedicá-lo a um menino tão especial. Hugo, é para você - disse Alecsandro no intervalo.
Morador do bairro de Bento Ribeiro e vascaíno fanático, o pequeno torcedor é deficiente visual desde o primeiro ano de vida. Mas o problema originado de um câncer (já curado) na retina, gerado ainda no útero, não o impede de ir a todos os jogos do time do coração. Seja na Colina histórica ou no Engenhão, Hugo sempre entra em campo de mãos dadas com Fernando Prass e já mostrou que é pé-quente. A primeira vez que acompanhou o time coincidiu com a ascensão do Vasco, que voltou a ser campeão ao conquistar a Copa do Brasil e passou a brigar também pelo Brasileirão. Contra o Fluminense, Hugo estava lá, e Alecsandro marcou duas vezes. Nessa quarta-feira, o menino deu mais uma prova de que dá mesmo sorte. Antes de a bola rolar, ele foi levado até Alecsandro por Fernando Prass e falou que o atacante marcaria. Orgulhoso, Hugo comemorou a homenagem.
- Pedi ao Alecsandro para fazer um gol e comemorar daquele jeito. Fiquei muito feliz quando soube que ele festejou assim. O Vasco é a minha vida, e os jogadores gostam de mim - celebrou.
O gesto do atacante emocionou também a família de Hugo. A mãe, Vania, disse que o garoto dedicou o gol a todas as crianças do Instituto Benjamin Constant, onde estuda. Segundo ela, sempre que Hugo pede gol, Alecsandro balança as redes rivais.
- Ver a comemoração é muito emocionante. Os jogadores têm um carinho muito grande pelo meu filho. Hugo me disse que, toda vez que ele pede gol, o Alecsandro faz. Então ele pediu uma homenagem caso ele marcasse. Na final ele quer três do Alecsandro - contou a mãe.
Responsável pelo coração cruz-maltino de Hugo, já que o pai, o policial militar Hamilton é tricolor, Vania disse que a ligação dele com o Vasco se intensificou no ano passado, quando pediu para conhecer São Januário.
- A paixão pelo Vasco veio por mim, já que o pai é Fluminense. Quando ele completou seis anos, no ano passado, pediu para conhecer São Januário e foi muito bem recebido. Conheceu tudo, até mesmo o vestiário, e todos se encantaram por ele.
Sem poder ver o que acontece dentro das quatro linhas, Hugo usa o radinho para acompanhar as partidas.
- É difícil ver meu filho brincando na rua e não poder correr como os outros. O futebol é o nosso refúgio, e ele é fundamental no desenvolvimento do Hugo porque estimula os outros sentidos dele. Ele aprendeu a esperar o momento de entrar no campo e também passou a conviver melhor com sons altos. Antes ele se assustava com os gritos. Hoje, se emociona no estádio e até discute com os torcedores do Vasco que falam mal dos jogadores durante as partidas. Depois que ele sai do campo, vai para a arquibancada e fica ouvindo rádio. Então ele acompanha a narração da partida e sente a vibração da torcida - disse Vania.
E mesmo sem ter visto a homenagem de Alecsandro, Hugo já conseguiu o mais importante, sentir que já é parte da história que o Vasco começa a escrever neste Campeonato Carioca.

VascoTV # 48. Programa exibido antes do jogo que classificou o Vasco para a final contra o fluminense.

Após terminar o carnaval, chegou a hora de curtir a VascoTV. O programa feito por vascaínos para vascaínos foi ao ar na quarta-feira de cinzas às 18h30, no canal Esporte Interativo. Na edição desta semana, você vai conferir as imagens exclusivas dos bastidores da coletiva de imprensa em que o ídolo Edmundo, ao lado do presidente Roberto Dinamite, contou detalhes do seu jogo de despedida. O animal ainda mandou um recado para a galera que assiste a VascoTV.

Por falar em Edmundo, hoje tem clássico contra o Flamengo valendo vaga na final da Taca Guanabara, e os nossos craques falaram dessa importante partida. Para garantir uma vaga na final do Estadual, os vascaínos não tiveram moleza durante o carnaval, confira o Bloco da Ralação, e a sequência de treinamentos dos jogadores.

Tem mais uma convocação do Dedé para a Seleção Brasileira, um bate-papo com o lateral-esquerdo Thiago Feltri, um dos destaques desse inicio de temporada. E ainda tem o Vasco no mar, uma matéria com o surfista vascaíno, Guga, que fala da emoção de surfar com a prancha do clube do coração.

Ainda teve o Baile do Almirante que agitou o carnaval dos cruz-maltinos e o ídolo Dinamite relembrando a sua primeira convocação para vestir a amarelinha.

AmovascoTV: Mais de 4 mil vascaínos no Bloco Itaocalhau.

Alecsandro analisa gol perdido por Deivid: "Quis enfeitar demais"

Lance capital na vitória de 2 a 1 do Vasco sobre o Flamengo, na última quarta-feira, o gol perdido pelo atacante Deivid foi o assunto principal nas entrevistas coletivas pós-jogo. Da análise do erro ao modo como cada atleta reagiu, todos comentaram o lance inacreditável, desperdiçado praticamente debaixo das traves do gol de Fernando Prass.

Para o atacante Alecsandro, que marcou o primeiro gol vascaíno no clássico, Deivid perdeu o gol porque quis 'enfeitar' demais. O jogador também disse nunca ter perdido uma chance assim.

"Respeito muito o Deivid, é um grande jogador. São coisas do futebol, acontecem. Acho que ele quis enfeitar demais na hora de marcar. Estava tão perto que tocou na bola e já correu para comemorar. Foi incrível. Não me lembro de ter perdido um gol assim na minha carreira, mas como disse, acontece no futebol", declarou o artilheiro do estadual, com oito gols.

Após o gol perdido por Deivid, o Vasco conseguiu a virada no segundo tempo, com gol de Diego Souza. Agora, o time de São Januário espera o adversário de Botafogo e Fluminense, que fazem a outra semifinal nesta quinta-feira, às 21h, no Engenhão. A final da Taça Guanabara acontece no próximo domingo, às 16h, também no Engenhão.

Reveja:


Dedé colocou Ronaldinho Gaúcho e Vágner Love no bolso.


O Jornal Lance desta quinta-feira (23/02) traz a informação de que o zagueiro Dedé ganhou todas as disputas de bola contra o badalado atacante Vágner Love, do Flamengo. O que não foi contado pelo mesmo veículo foi que o 'Mito' também não perdeu nenhuma disputa para Ronaldinho Gaúcho, atual camisa 10 da Seleção Brasileira.

Diego SHOWZA: 'Deus sempre me iluminou nestes momentos'

Diego Souza era a tradução da alegria dos jogadores vascaínos após a vitória por 2 a 1 sobre o Flamengo, na primeira semifinal da Taça Guanabara, nesta quarta-feira, no Engenhão.

Autor do gol que deu a vaga na decisão ao Gigante da Colina, o apoiador reconheceu que não vinha tendo uma boa atuação, mas comemorou o fato de brilhar em momento decisivos.

- Deus sempre me iluminou nestes momentos. Vinha fazendo uma partida regular até o momento em que apareci para marcar o gol da vitória. Não venho sendo brilhante, mas ainda estamos no início da temporada. Estou muito feliz com a vitória e a classificação - comentou Diego Souza.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Veja em fotos a emoção de Diego Souza ao marcar o gol da vitória.






Chupa que é de uva! Vascão vence, mantém 100% e vai à final.

O Trem Bala da Colina venceu o clássico diante do Flamengo, de virada, por 2 a 1, nesta quarta-feira (22), no Engenhão, pela semifinal da Taça Guanabara. Com o resultado, o Vascão continua com 100% de aproveitamento no Campeonato Carioca e aguarda o vencedor de Botafogo e Fluminense para decidir a final do primeiro turno. Os gols vascaínos foram marcados por Alecsandro e Diego Souza.

Confira os gols da virada:



 

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Edmundo tira onda com o Flamengo na Sapucaí - Carnaval 2012!


Relembre:


Uma vascaína especial, Mayara, recebe homenagem de Dinamite.

Tem jogo do Vasco e lá está ela. Com o sorriso estampado no rosto e disposta a encantar todos que estão ao seu redor. O ritual é o mesmo de sempre, os jogadores sobem do vestiário com destino ao gramado da Colina Histórica amparados pelos mascotes. Os pequenos vascaínos dão as mãos para seus ídolos no trajeto até o centro do campo.
Mas no meio da criançada tem uma que se destaca. Mayara, uma vascaína especial, sempre trajada com as roupas do cruz-maltino já virou um patrimônio do clube. Hoje ela já tem 24 anos, mas desde muito nova frequenta as cadeiras da Colina Histórica ao lado da sua mãe. Todos que passam por ela param para dar, e principalmente, receber um pouco de carinho dessa tão querida torcedora.
Como homenagem por dedicar sua vida inteira ao Vasco, o presidente do clube, Roberto Dinamite, presenteou Mayara com o título de Sócio Proprietário Benfeitor. Após entregar o título, o mandatário ressaltou o carinho de todos pela sorridente vascaína
- A Mayara é uma das vascaínas mais fanáticas que eu conheço. Ela faz de tudo para estar aqui conosco, vem a todos os jogos do clube, já virou um patrimônio do Vasco. Todo mundo conhece e adora essa nossa menina – disse com exclusividade ao site oficial.

Com Pai Santana, Romário e Alecsandro, Mayara dedica sua vida ao Vasco.

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Brahma, sobre novo placar eletrônico: "Vai estrear em breve"

Após renovar os vestiários, as salas de imprensa e musculação e criar o inflável “Trem Bala da Colina”, a parceria entre a Brahma e o Vasco continua rendendo frutos. Neste ano, São Januário também está repleto de novidades. A primeira delas foi a revitalização do gramado, processo que envolveu desde a análise do solo até o nivelamento. O plantio do novo campo teve início em dezembro, logo após o final do Brasileirão. Foram transportados 500 tapetes de grama, de 0,75m x 30m. Toda a operação foi realizada em seis dias. O resultado é um “tapete” onde os craques vascaínos desfilam sua categoria. E para assistir a esse desfile, nada melhor do que um novo alambrado de vidro temperado, similar ao usado pelos clubes europeus.. Outra novidade em São Januário será o novo placar eletrônico. Trata-se de um painel de LED gigante, medindo 6m x 12m. Para se ter uma ideia da grandiosidade, ele pesa 14 toneladas, quase quatro vezes mais do que o anterior. Além das informações básicas, o painel vai mostrar os bastidores do clube e jogadores. Oito câmeras serão instaladas ao redor do campo e vão transmitir para o telão todas as emoções extra-campo, como a visão do túnel de acesso ao campo, a reação da torcida no gol etc.. O novo placar vai estrear em breve.

Novo alambrado de São Januário agora é de vidro temperado, igual a muitos estádios da Europa
Fonte: Jornal Lance/ Netvasco

Leia a nova coluna de Márcio Santos: Vascão 100% e a melhor campanha na História da Taça Guanabara!

Está no ar a coluna de Márcio Santos no SuperVasco: Vascão 100% e a melhor campanha na História da Taça Guanabara!

Clique no link ao lado para conferir a coluna de Márcio Santos no SuperVasco

Confira fotos do Baile do Almirante, realizado no último sábado.








Com gol de "Kimbrahimovic", Vasco bate Boavista e segue 100%


Para o Vasco, agora à espera do Flamengo, foi a manutenção de uma campanha impecável, com 100% de aproveitamento sustentados em sete vitórias seguidas; para o Boavista, a eliminação; para o Fluminense, a garantia da vaga. Ao fazer 1 a 0 no time de Saquarema, neste sábado, no Engenhão, o clube cruz-maltino completou sua trajetória sem pontos perdidos na Taça Guanabara - a vaga e a liderança no Grupo B já eram uma certeza. Mas o resultado foi determinante para o Flu. Se o Boavista vencesse, estaria classificado.

Cristóvão mandou a campo um time misto. O rendimento não foi lá muito animador, mas jogadores como Jonathan e William Barcos, no segundo tempo, mostraram serviço. Kim teve oportunismo. Logo depois de entrar no lugar de Alecsandro, fez o gol da vitória.

A vitória levou o Vasco a 21 pontos - campeão disparado do Grupo B. O Fluminense, segundo colocado, fez 13. O Boavista, eliminado, ficou com 11.

Na quarta-feira, Vasco e Flamengo se enfrentam no Engenhão na primeira das semifinais do primeiro turno. Um dia depois, é vez de Fluminense e Botafogo duelarem.
Confira:



 

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Vasco lança novo livro em março e a torcida escolherá sua capa.

Três destacados escritores vascaínos e a editora Oficina Raquel se juntaram para um projeto apaixonante: o livro Contos da colina - 11 ídolos do Vasco e sua imensa torcida bem feliz. A escolha de sua capa será feita em uma enquete realizada na comunidade oficial do Vasco no Orkut onde o torcedor encontrará três opções.

A obra conta doze contos, onze com uma estória em torno de um craque vascaíno, e um em que o protagonista será a torcida cruz-maltina. Todos os textos são ficcionais, promovendo o encontro entre a literatura e o futebol, ou entre a criação literária e a paixão pelo Vasco da Gama.

Os contistas são inveterados torcedores do Gigante da Colina. Nei Lopes é compositor, escritor e estudioso da cultura afro-brasileira, tendo vastíssima produção literária e artística; em novembro de 2005, recebeu do governo brasileiro a Ordem do Mérito Cultural, no grau de comendador, e foi premiado como Homem de Ideias, pelo suplemento Ideias, do Jornal do Brasil, em 2009. Mauricio Murad, além de romancista, é professor da Universo e lecionou durante vários anos na UERJ; é um dos mais destacados pesquisadores brasileiros na área da sociologia do esporte, na qual milita com livros e artigos acadêmicos de grande relevância. Luis Maffei é professor de literatura portuguesa da UFF, ensaísta e tem quatro livros de poesia publicados - um deles, 38 círculos, é todo centrado na campanha do Vasco na série B de 2009. O prefácio da obra será de Sérgio Cabral e as ilustrações de Isabella Lotufo.

Os craques que estarão nos contos são: Ademir Menezes, Alfredo Segundo, Barbosa, Bellini, Danilo, Edmundo, Eli, Ipojucan, Juninho, Roberto e Sabará, além da torcida.

O lançamento do livro está previsto para 19 de março e a enquete realizada na comunidade oficial do Vasco no Orkut durará até o dia 03 de março. Não deixe de opinar!

Agora é oficial: Edmundo se despedirá do Vasco contra Barcelona-EQU no dia 28/03.

Edmundo já tem data e hora para se despedir do futebol com a camisa do Vasco. Nesta quinta-feira, o atacante revelou, ao lado do presidente Roberto Dinamite, que fará seu jogo de adeus no dia 28 de março, às 19h30m (horário de Brasília), em São Januário. O adversário vai ser o Barcelona-EQU, que foi derrotado pelo Gigante da Colina na final da Libertadores de 98. O Animal não enfrentou a equipe equatoriana na decisão porque já não fazia parte do elenco cruz-maltino desde o fim de 97. Ele havia se transferido para a Fiorentina-ITA.

- Poder reencontrar o torcedor vai ser uma coisa muito importante e muito emocionante. Acho que vou conseguir jogar pelo menos 80% da partida em um bom nível. Espero que seja uma festa muito bonita. Foi meu pedido ser esse jogo. Era inédito para o Vasco jogar a final e era o meu time, o time que eu jogava. Eu queria muito ter jogado aquele jogo. Às vezes, a vida te dá a oportunidade de se arrepender, mas às vezes não. Não tem como mudar na frente. Queria ter feito parte dessa história, mas por circunstâncias não foi possível. Quero relembrar essa alegria.

O objetivo da diretoria é que a despedida de Edmundo seja nos mesmos moldes da apresentação de Juninho, que teve participação de vários ex-jogadores que fizeram história no clube cruz-maltino e que têm ligação com o ex-atacante.

- Vamos fazer uma festa digna de final de Copa do Mundo. O jogo vai ser contra a equipe que o Edmundo sonhava. Ele torceu e sofreu de longe nessa final. Era uma jogo que ele gostaria de ter participado. Vai ser emocionante - prometeu Hugo Loreiro, representante da empresa que vai ajudar na organização do evento.

Edmundo teve cinco passagens pelo Vasco. Na mais marcante delas, em 97, foi o grande nome da conquista do Campeonato Brasileiro daquele ano. Artilheiro da competição, o jogador marcou 29 gols. Apesar da idolatria, o Animal também fez parte de um dos momentos mais tristes da história do clube: o rebaixamento para a Série B, em 2008, data de sua última passagem pelo clube.

Sob pressão emocional, Bernardo vai de xodó a decepção no Vasco.

era madrugada de 9 de junho de 2011 e o Vasco ainda comemorava o título inédito da Copa do Brasil. No gramado e no vestiário do Estádio Couto Pereira, após a partida contra o Coritiba, Bernardo abraçou alguns dirigentes do clube e pediu:
- Comprem meu passe! Comprem meu passe!
Xodó da torcida pelas atuações decisivas entrando no segundo tempo das partidas, Bernardo não demorou a criar indentificação com o clube e nunca escondeu seu desejo de ficar por muito tempo em São Januário. No entanto, a relação pode estar perto do fim. Na última quarta-feira o jogador entrou com uma ação contra o clube na 17ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro alegando dois meses de salários atrasados, além do não-recolhimento do Fundo de Garantia (FGTS) e da falta no pagamento de luvas pela assinatura de um novo contrato. Segundo relatos de pessoas próximas, o jogador teria tomado a atitude movido pela insatisfação com a inadimplência cruz-maltina. E por ter se cansado das várias promessas da diretoria de que a situação seria resolvida. Mas também foi resultado de uma pressão do ponto de vista pessoal à qual um garoto de 21 anos vem tendo dificuldades em suportar e com a qual mostra dificuldades em lidar.
No fim do ano passado, o Vasco se movimentou para pagar R$ 3,5 milhões ao Cruzeiro por metade dos direitos econômicos de Bernardo, no maior investimento do clube na temporada até o momento. O contrato de empréstimo do jogador terminava em 31 de dezembro de 2011 e o Cruzeiro estabeleceu o dia anterior como prazo para que o clube cruz-maltino depositasse a quantia e pudesse firmar vínculo de quatro anos de duração. A cúpula da diretoria vascaína passou todo o dia 30 reunida tentanto levantar os recursos para confirmar a contratação, e o depósito foi efetuado às 15h50m. Dez minutos antes do encerramento do expediente bancário.
O episódio do pedido feito em Curitiba, em junho, foi lembrado a Bernardo quando o jogador esteve reunido com dirigentes em São Januário após a partida contra o Volta Redonda, na noite da última quarta-feira. Segundo relatos de pessoas ligadas à diretoria, o jogador apenas baixou a cabeça e continuou mostrando uma fisionomia fechada. Os responsáveis pelo comando do Vasco mostram-se decepcionados por verem aquele que era uma grande esperança e xodó da torcida tomar uma atitude tão inesperada.
Em São Januário, chegam aos dirigentes informações de que o acerto com um clube carioca estaria por trás da ação movida por Bernardo. Léo Rabello, empresário do meia, tem uma relação forte com o Flamengo e a presidente Patrícia Amorim. E Rodrigo Caetano, que foi para o Fluminense, tem um carinho especial pelo jogador. Mas independentemente do motivo, a questão financeira vem mexendo com a cabeça do jogador principalmente desde o início de 2012.
Bernardo recentemente comprou uma casa para os pais em Sorocaba (SP). Aos 21 anos e ainda sem muitas reservas econômicas, contava principalmente com o dinheiro das luvas relativas ao novo contrato com o Vasco para quitar o investimento e manter as contas em dia. De acordo com pessoas próximas, o atraso do clube no pagamento mexeu com o lado emocional do jogador, que, além de já ser pai de três filhos, está em processo de separação com a esposa, que está gravida.
O Fundo de Garantia seria uma maneira de compor o investimento da casa dos pais, mas o fato de o Vasco não ter feito qualquer depósito de FGTS durante o tempo em que Bernardo esteve em São Januário mexeu ainda mais com o jogador, que decidiu tomar a atitude drástica. Mas a amigos, o camisa 31 afirmou diversas vezes que não tem a intenção de deixar o clube. Quer apenas receber o que tem direito. O objetivo seria apenas formalizar sua insatisfação com a inadimplência do Vasco e exercer um tipo de pressão para que houvesse um acordo.
Questionado pelos dirigentes após o jogo contra o Volta Redonda, Bernardo afirmou que seus pais entraram com a ação contra o Vasco. Na manhã da última quinta-feira, integrantes do departamento jurídico do clube foram até o Fórum do Rio de Janeiro e tiveram mais uma decepção. Estava no documento a assinatura do próprio Bernardo autorizando o processo.
Desde a pré-temporada era possível observar a insatisfação de Bernardo com o fato de o Vasco não cumprir seus compromissos, numa reclamação que, internamente, era de todo o grupo. Somou-se a isso a permanência no banco de reservas quando o jovem alimentava a esperança de finalmente se firmar entre os titulares em 2012. Apesar disso, o técnico Cristóvão Borges garantiu não ter detectado qualquer mudança de comportamento no jogador.
- Nós procuramos ficar perto dos jovens, não apenas ele, para ajudar em tudo o que eles necessitam. Temos garotos talentosos no grupo, e o Bernardo é um deles. Mas não senti nada de anormal no jogador - disse o treinador.
No discurso, o Vasco diz esperar uma solução pacífica e planeja a reintegração de Bernardo ao elenco. No entanto, o clima ficou pesado para que o jogador volte a vestir a camisa cruz-maltina. Após o jogo contra o Volta Redonda, o meia precisou de ajuda dos seguranças para sair de São Januário. Um grupo de torcedores o insultava na porta do vestiário. Agora, o clube tenta cumprir suas obrigações de modo a evitar que o jogador deixe São Januário com uma rescisão unilateral e fazer o clube perder os R$ 3,5 milhões investidos no meia. O dinheiro, na época, foi emprestado por torcedores ilustres do clube. O objetivo do Vasco é, ao menos, negociar o meia sendo recompensado financeiramente. Mas o prejuízo é inevitável. Para os dois lados.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Revolta com Bernardo no Vasco 3x0 Volta Redonda (Giro pelo Caldeirão)

Uma disputa onde não há lados certos. Por Vanda Ferreira.

Ontem, a noite poderia ter terminado de modo maravilhoso, se não fosse, é claro, uma revelação dada minutos antes do jogo - em que o Vasco vencia por 3 a 0 em cima do Volta Redonda - e que despertou nos torcedores Vascaínos a mais pura irritação.
Torcíamos eufóricos a cada gol feito pelo Vasco. Um, dois, três! O Vasco entrou em campo e mostrou que apesar de já estar classificado para a semifinal do Estadual, o time não quer brincar em serviço e se é para jogar, então que seja jogado, suado e vencido.
Com um gol do menino William Barbio, dois de Alecsandro e alguns pênaltis não marcados (só um foi dado e cobrado pelo camisa 9, que acertou uma cobrança certeira, sem chances de defesa), assim ficou resumido a partida entre Vasco e Volta Redonda, em São Januário. Já o Voltaço, por sua vez, tentou criar algumas jogadas perigosas no início do primeiro tempo, mas parou por aí. Como disse, o Vasco entrou e manteve seu aproveitamento de 100% na competição.
Diante de um placar convincente, a torcida já se fazia satisfeita e pronta para pular o carnaval feliz da vida com seu time. Porém, alguns minutos antes de Bernardo ser substituído no primeiro tempo, saiu uma notícia através de um jornalista da rádio Tupi, informando que o jogador Bernardo havia entrado na justiça contra o Vasco pedindo a recisão de contrato por conta do não-recolhimento do FGTS.
Os gritos que empurravam o time para cima do Volta Redonda passaram a ser dirigidos a Bernardo, que foi vaiado após ser substituído pela torcida que se mostrava decepcionada com a atitude do jogador. O atleta, que pode ter feito seu último jogo pelo clube, saiu de campo ironizando a torcida com aplausos e pedidos de silêncio.
Estava armado o circo. Dentro de campo o Vasco saía vitorioso sobre o Volta Redonda. Fora dele uma nova disputava começava: Vasco x Bernardo. Quem está certo e quem está errado no fim das contas? Foi essa a pergunta que eu me fiz e tenho certeza que milhares de torcedores Vascaínos também fizeram no decorrer da noite... Até agora.
É evidente que todo e qualquer funcionário deve correr atrás dos seus direitos, quando estes não estão sendo cumpridos. Exemplo disso foram as críticas feitas pelo elenco e a falta na concentração durante algumas rodadas que antecederam o problema. É fato, também, que a diretoria não só vem agindo errado, fazendo essa situação se transformar numa verdadeira bola de neve, como vem se omitindo quando deveria se expor e "matar de peito" o problema já formado.
Agora, se formos analisar na tentativa de procurarmos quem está certo ou errado nesta história, sinceramente, só acharemos culpados. O Vasco porque não cumpriu com as suas responsabilidades, deixando de pagar os salários em dia. E Bernardo pela forma como agiu. E não cabe a nós torcedores, tapar o sol com a peneira. É varrer a poeira para debaixo do tapete... Você acha que está limpo, mas a sujeira ainda está lá.
Não tem nem dois meses completados, quando o Vasco resolveu comprar a metade do passe de Bernardo, do Cruzeiro, no valor de absurdos R$ 3,5 milhões. E pasmem: além dele ter feito parte do elenco do time do Goiás, este rebaixado, e ter ficado encostado no Cruzeiro sem espaço algum para aproveitamento, o Vasco o pegou emprestado com o clube mineiro e não satisfeito comprou metade do passe do jogador que, até o momento, não justificou o dinheiro alto investido.
Em hipótese alguma podemos deixar de mostrar o erro dos dirigentes Cruzmaltinos que pecam por não honrar seus acordos, mas não podemos com isso, apontar um erro defendendo outro. A atitude de Bernardo, a meu ver, não é, não foi e não tem a menor intenção futura de reaver seus direitos. Para mim soa apenas como uma tentativa desesperada de alguém que já está sendo sondado por algum outro clube. Até porque, se ele alega estar a 13 meses sem receber, porque veio a público dizer que queria continuar no clube? Aliás, porque deixou que o Vasco comprasse metade do seu passe? Certamente, quem está por trás do Bernardo, não deixaria isso acontecer, caso o problema fosse tão grande assim.
É, de fato, preocupante termos tantos problemas de atrasos, seja com perda de patrocínios, seja com falta de planejamento. E isto é um problema que deve ser visto e cobrado pela torcida, já que esta deve ser a parte mais interessada nas andanças e ações do clube. Mas quero deixar claro que, não concordo e abomino a atitude do jogador Bernardo que mostrou claramente para aqueles que ainda o chamavam de "xodó" o total descaso e desrespeito que sempre teve pela torcida do Vasco.
Para respeitar o Vasco - e não digo que precise necessariamente ser Vasco - é preciso ir muito mais além do que vestir a camisa do clube e entrar em campo. É preciso ter honra, respeito e, sobretudo, humildade para com aqueles que estão sempre ao lado da instituição e do elenco Vascaíno, independente das circunstâncias... No caso, a torcida Cruzmaltina.
E que isto sirva de lição.
Saudações Vascaínas,
Vanda Ferreira

VascoTV 47!

O programa VascoTV foi ao ar nesta quarta-feira (15/02), às 18h30, no canal Esporte Interativo. Na edição desta semana, você vai conferir imagens exclusivas dos bastidores da linda festa que a torcida vascaína fez na estreia do clube na Libertadores, tem mais imagens exclusivas do clássico, futsal, homenagem, confira as atrações:

- Bastidores de Vasco 1x2 Nacional - Vascaínos fazem linda festa, o clima do vestiário e Carlos Germano fala da emoção da Libertadores.

- Homenagem aos 50 anos da Eletrobrás - Presidente da estatal foi homenageado em São Januário.

- Torcedor Responde - O novo quadro com perguntas sobre a história do Vascão.

- Futsal vascaíno, o Rei do Rio - O coordenador Alex Perpeto revela o planejamento do papa títulos da modalidade no Estado

- Matías Abelairas - O meia argentino fala com exclusividade sobre a sua preparação para a estreia com a camisa vascaína.

- Pefil com Allan - O jovem meia conta tudo sobre a sua vida pessoal e o desafio de ser pai com apenas 21 anos de idade.

- Bastidores de Vasco 2x1 Fluminense - Todas as imagens da vitória no clássico com direito a show de Alecsandro.
 

Traidor? Bernardo entrou na justiça para cobrar atrasados do Vasco.

O apoiador Bernardo pode estar de saída do Vasco. Alegando salários atrasados e problemas com o FGTS, o camisa 31 abriu na última quarta-feira (15/02) um processo contra o Vasco na 17ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro. Confira abaixo a íntegra do processo (retirado do site do TRT RJ):

Segundo o jornalista Wagner Menezes, da Rádio Tupi, o meia Bernardo saiu de São Januário escoltado por seguranças.

Ao ser substituído, o jogador foi vaiado e chamado de 'mercenário' pela torcida por ter acionado o Vasco na justiça por atrasos de pagamentos e também pela atuação apagada no jogo contra Volta Redonda, vitória que garantiu o primeiro lugar ao clube do grupo B do Campeonato Carioca.

O jogador tem 60 jogos e 19 gols pelo Gigante da Colina.

Confira os gols de Vasco 3 x 0 Volta Redonda:

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Alecsandro brilha, Vasco bate Volta Redonda e segue 100%: 3 x 0

Já classificado, o Vasco entrou em campo, contra o Volta Redonda, nesta quarta-feira, com algumas mudanças. Felipe e Diego Souza foram poupados e em seus lugares entraram Bernardo e William Barbio. E os substitutos tiveram destaque na vitória por 3 a 0, que garantiu o primeiro lugar do Grupo B ao Gigante da Colina, que soma agora 18 pontos e segue com 100% de aproveitamento no Estadual. O atacante chamou atenção, ao fazer um dos gols do encontro - o seu primeiro com a camisa cruz-maltina - e puxar bons contra-ataques. Barbio só foi ofuscado em campo por Alecsandro. O artilheiro mostrou que vive grande fase e fez os outros dois gols do jogo. Foi dele também o passe para o gol de Barbio. Este ano, o camisa 9 fez oito gols em sete jogos.

O meia, por sua vez, teve destaque fora das quatro linhas. A notícia de que entrou na justiça contra o Vasco por conta do não recolhimento do FGTS começou a circular nas arquibancadas no segundo tempo. Ao ser substituído, o jogador foi muito vaiado. Dependendo da setença, Bernardo pode ter feito seu último jogo pelo clube.

O resultado do jogo foi importante também para o Fluminense. O Tricolor, que tem sete pontos e está em quinto lugar, ainda joga nesta quarta, contra o Americano. Se vencer, a equipe das Laranjeiras ultrapassa o time da cidade do aço, que está em quarto, com 10 (o Flu tem melhor saldo de gols).

Vasco e Volta Redonda voltam a campo no sábado, às 19h (horário de Brasília). O time da Colina pode, mais uma vez, ajudar o Fluminense. A equipe encara o Boavista, segundo colocado, com 11 pontos, no Engenhão. Já o Volta Redonda recebe o Friburguense no Raulino de Oliveira.

Um olhar feminino!

BI-CAMPEÃO DA LIBERTADORES 1998. Relembrar é viver!

A campanha não deixou dúvidas quanto à competência do time comandado por Antônio Lopes e que contava com Carlos Germano, Mauro Galvão, Felipe, Juninho Pernambucano, Pedrinho, Ramon, Donizete e Luizão: em 14 jogos, foram sete vitórias, cinco empates e somente duas derrotas (ambas na primeira fase), com 17 gols marcados e oito sofridos.

Nos mata-matas rumo à final, o Vasco deixou para trás, sem nunca ter levado a decisão para os pênaltis, nada menos do que os três campeões anteriores da Libertadores: o Cruzeiro (campeão de 1997) nas oitavas, o Grêmio (campeão de 1995) nas quartas e o River Plate (campeão de 1996) nas semifinais.

A vaga na final, aliás, foi garantida de forma dramática. Precisando do empate, o Vasco começou perdendo para o River em pleno Monumental de Núñez. Conseguiu empatar aos 37 minutos do segundo tempo, num golaço de falta de Juninho Pernambucano, e ainda levou uma bola na trave nos minutos finais da partida.

A decisão foi contra o Barcelona de Guayaquil, do Equador. No primeiro jogo, no dia 12 de agosto, uma vitória por 2 a 0, em São Januário, gols de Donizete e Luizão. Na finalíssima, disputada no dia 26 de agosto, no campo do adversário (Estádio Monumental Isidro Romero Carbo), outra vitória, desta vez por 2 a 1, com gols de Luizão e Donizete.




LULA SEMPRE FOI VASCAÍNO!

O DIA EM QUE O EX-PRESIDENTE ASSUMIU:

"SOU VASCAÍNO"
O ex-presidente do Vasco Eurico Miranda, já havia dito que o então presidente LULA era torcedor do vasco e que, por questões politicas passou a dizer que era corinthiano. Este vídeo prova que Eurico não estava mentindo.

VASCO BI-CAMPEÃO MUNDIAL DE CLUBES?