quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Libertadores já rende valorização da marca Vasco.

O Vasco ainda não sabe quando, onde ou contra quem vai estrear na Taça Libertadores do ano que vem. Mas a quatro meses da competição continental, o clube já recebe os dividendos pela vaga conquista com o título inédito da Copa do Brasil. A valorização da marca está sendo contabilizada em 40%, de acordo com pesquisas da Infomedia, que presta serviços sobre a imagem do clube. Ou seja, os contratos de patrocínio que terminam este ano estão sendo renegociados em cima deste percentual. Ainda na disputa pelo título do Brasileiro, outro troféu para São Januário aumentaria o poder de barganha do clube na hora de fechar os acordos.

" Só por estar na Libertadores já gera uma visibilidade muito maior. Associado ao bom momento no Brasileiro cresce mais ainda. Isso fortaleceu muito a marca do clube " disse o vice-presidente de finanças, Nelson Rocha.

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Atualmente, o Vasco expõe quatro marcas na camisa: Eletrobras, patrocinadora master, Penalty, fornecedora de material esportivo, BMG, nas mangas da camisa, e ALE, nos ombros. As duas últimas têm contrato até dezembro e estão negociando a renovação. O banco de investimentos paga hoje R$ 5 milhões e deve passar para cerca de R$ 7 milhões. A distribuidora de combustíveis investe cerca de R$ 3 milhões, o que deve subir para R$ 4,2 milhões.

" Há outros parceiros querendo entrar também, não só como patrocinador na camisa, como em outras atividades de marketing. Para a Libertadores estamos negociando patrocínio na barra e nos números da camisa " afirmou o vice-presidente.

O contrato com a Eletrobras, que vai até 2013, tem reajuste fixo previsto em cláusula e não pode ser renegociado. O acordo rende ao Vasco R$ 14 milhões por ano, pagos em parcelas. Mas partes destas têm sido retidas pela Justiça para o pagamento de credores. Como o dono do antigo Vasco-Barra, que recentemente ganhou ação e uma das decisões foi a penhora de 5% do valor do patrocínio. O total da dívida é de R$ 13 milhões.

Com a fornecedora de material esportivo, a parceria vai até 2014. O Vasco já recebe R$ 5,2 milhões por ano e R$ 4,5 milhões em royalties. O avanço na Libertadores pode render bônus.

Vaga pode gerar R$ 4,2 milhões

Além do reajuste do valor dos patrocínios, o Vasco tem garantido a cota dos participantes na Libertadores. Os valores da premiação ainda serão definidos em reunião da Conmebol. Mas estima-se que o campeão da competição ganhe cerca de R$ 4,2 milhões. Só pela primeira fase, os times devem receber pouco mais de R$ 200 mil.

A isso somam-se as cotas de propaganda estática nos jogos em casa, cerca de R$ 20 mil na fase de grupos, 90% da bilheteria como mandante (um público de 20 mil em São Januário com ingressos aos preços atuais renderia quase R$ 2 milhões nas primeiras três partidas) e produtos relacionados ao evento.

" Antes da vaga na Libertadores, o Vasco tinha um valor na negociação com algumas empresas. Estas não quiseram. Depois do título da Copa do Brasil, a procura aumentou, mas querem pagar o preço de antes " comemorou a valorização Nelson Rocha.

No total, o Vasco pode ter receita extra no futebol graças à competição entre R$ 5 milhões e R$ 6 milhões, sem contar novos patrocínios e venda de produtos. Ainda pouco para um clube cheio de dívidas, principalmente trabalhistas, que chegam a mais de R$ 300 milhões. Mas que pode ajudar na montagem do elenco que vai tentar o bicampeonato da Libertadores. Este ano a folha de pagamento do futebol está em torno de R$ 1,5 milhão:

" Ajustes nos contratos da maioria dos jogadores já foram feitos após o título. Para o ano que vem teremos elenco mais forte ainda do que tivemos este ano. O futebol vai se reunir e teremos um ou dois reforços, mas o custo vai ser compensado pelas receitas vindas da Libertadores.

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