quinta-feira, 21 de abril de 2011

São Januário!!! 84 anos de glórias!!!


 Em 21 de abril de 1927, o Club de Regatas Vasco da Gama inaugurava o maior estádio esportivo sulamericano, o ESTÁDIO DE SÃO JANUÁRIO, há 84 anos.
Com o nome oficial de Estádio Vasco da Gama, São Januário teve sua pedra fundamental lançada em 6 de junho de 1926, e onze meses depois os torcedores vascaínos receberam com muita festa, a Colina Histórica.

Mas o estádio nasceu da perseguição imposta aos cruzmaltinos pelos chamados clubes da elite carioca, que em 1924 impuseram ao clube a condição de excluir doze atletas do seu elenco, e de ter um estádio, para ser aceito na Associação Metropolitana de Esportes Atléticos – AMEA.

A primeira condição foi veementemente negada pelo presidente vascaíno na Carta conhecida como “Resposta Histórica”, e na condição de ter um estádio “decente” para mandar seus jogos foi momentaneamente resolvida com o aluguel do Estádio da Rua Morais e Silva.

Mas o VASCO DA GAMA não se acomodou, como os demais clubes, e lançou a Campanha dos Dez Mil, e começou a arrecadar fundos para a compra de um terreno e a construção do estádio próprio. Ao final da campanha, o clube conseguiu os recursos para adquirir o terreno que, segundo historiadores, pertenceu a Marquesa de Santos, amante do imperador Dom Pedro I, e para iniciar as obras de construção do estádio.

O jogo inaugural foi disputado entre VASCO DA GAMA e Santos (SP), com o placar terminando em 5 a 3, cabendo o primeiro gol no novo estádio ao santista Evangelista, e o primeiro gol vascaíno foi marcado por Negrito.

Imagem do estádio em dia de jogo


Imagem do estádio após nova pintura


 Imagem de como deverá ficar São Januário após a reforma

Nenhum comentário:

Postar um comentário