segunda-feira, 25 de abril de 2011

Livro “Flamengo x Vasco - O Clássico dos Milhões”

CAPA TIMES VASCO X FLA

Você sabe qual o jogador que mais disputou o clássico que reúne as maiores torcidas do Brasil? E quem mais fez gols nos 76 anos de vida do confronto? Quantas partidas foram jogadas no Maracanã? E fora do Rio? Quem mais apitou? Sabe quantos títulos os dois clubes decidiram? E, afinal, quem tem mais vitórias?
019062
Respostas a estas e a outras dezenas de perguntas, além de histórias e curiosidades sobre o jogo de maior rivalidade do futebol brasileiro, estão em Flamengo x Vasco - O clássico dos milhões, que Roberto Assaf e Clóvis Martins escreveram após um ano de pesquisa.
A exemplo do que fizeram em suas três obras anteriores, Roberto e Clóvis consultaram dezenas de publicações e reviraram arquivos esquecidos pelo tempo, tendo sempre a preocupação de conferir dados e narrativas.
O primeiro Flamengo x Vasco foi realizado em 1923, quando o clube de São Januário passou a participar da Primeira Divisão do futebol carioca. O Vasco venceu por 3 a 1. Foram disputadas, depois, outras 313 partidas. O objetivo do livro é resgatar definitivamente a importância e a rivalidade deste confronto, que superou a barreira do futebol para transformar-se em referência de uma cidade e de um país.
Os autores narram fatos inusitados: em 1923, juiz sente o peso da responsabilidade e alega "problemas de fôro íntimo" para não apitar o primeiro Fla x Vasco; em 1926, dirigentes tiram time de campo, revoltados com a marcação de um pênalti; em 1929, o clássico concorre com o concurso de Miss Brasil; em 1931, o Vasco aplica 7 a 0, a maior goleada da história do clássico; em 1933, no primeiro jogo entre profissionais, a torcida vaia a "cera" do Flamengo, alegando que pagou para ver espetáculo de "profissionais"; em 1938, Vasco derrota Fla na inauguração do estádio adversário; em 1944, jogador interrompe aposentadoria, volta e faz gol do título; em 1949, derrota de 5 a 2 afasta craque do clube e cria a lenda de que sua camisa acabou sendo queimada; em 1951, Fla quebra jejum de sete anos sem vitórias sobre adversário; em 1964, "frango" entre as pernas põe fim à carreira de goleiro; em 1971, pouco mais de 18 mil torcedores testemunham estréia de Zico no time principal do Fla; em 1986, Romário ganha seu primeiro título; em 1988, reserva entra e em apenas um minuto faz gol do campeonato e é expulso; em 1992, Vasco ganha título invicto em São Januário 43 anos depois de conquista semelhante; em 1994, cena rara no Maracanã - torcidas fazem coro único para homenagear Ayrton Senna; em 1997, Edmundo faz a festa; em 1999, jogador massacrado pela torcida faz gol do campeonato e vira herói.

Fonte: Editoras.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário