sexta-feira, 29 de abril de 2011

O primeiro CAMPEÃO das Américas!!!

O Campeonato Sul-Americano de Campeões foi uma competição internacional de futebol que reuniu os campeões nacionais de alguns dos países da América do Sul. Disputada em 1948, em Santiago (Chile) é considerada pela Conmebol como a primeira competição sul-americana de clubes.
A competição foi realizada através dos dirigentes do Colo-Colo, contando com o apoio da Conmebol. O campeão foi o Vasco da Gama.

Reconhecimento e oficialização

Até 1996, a Conmebol não reconhecia o Campeonato Sul-Americano de Campeões como uma competição sul-americana válida. O reconhecimento da mesma daria ao Vasco a possibilidade de disputar a Supercopa da Libertadores, que reunia todos os campeões de Libertadores.
O Vasco, apesar de sempre ter se considerado o primeiro campeão sul-americano, nunca tinha reenvindicado o titulo perante a Conmebol. Porém, em 1996, com a descoberta de um recente livro da própria Conmebol contando a história da Libertadores, que afirmava que o campeonato de 1948 era o "embrião" da Libertadores, os dirigentes do Vasco conseguiram realizar uma votação para a oficialização do título em questão.
No início de 1996 foi votada a questão, e o título do Vasco foi reconhecido e oficializado, possibilitando a entrada do mesmo na Supercopa. A votação foi quase unânime, tendo o único voto contra partido do representante brasileiro e também advogado Michel Assef, na época dirigente do arquirrival do clube, o Flamengo.
Como não podia mais participar da Supercopa Libertadores de 1996, já que não havia mais tempo para mudar a tabela do campeonato, a Conmebol convidou o Vasco a disputar naquele ano a Copa Conmebol, que reunia os clubes que ficaram abaixo da segunda colocação nos seus respectivos campeonatos nacionais. Apenas no ano seguinte, em 1997, o Vasco viria disputar a competição.
A Supercopa foi extinta nesse mesmo ano, e substituída a partir de 1998 pela Copa Mercosul. A Conmebol qualificou a conquista equiparável com a competição sul-americana, dando ao Vasco o título oficilamente, como o primeiro campeão sul-americano.


Em pé: Augusto, Barbosa, Rafanelli, Danilo, Jorge e Eli.
Agachados: Djalma, Maneca, Friaça, Lelé e Chico.







Nenhum comentário:

Postar um comentário