quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Uma disputa onde não há lados certos. Por Vanda Ferreira.

Ontem, a noite poderia ter terminado de modo maravilhoso, se não fosse, é claro, uma revelação dada minutos antes do jogo - em que o Vasco vencia por 3 a 0 em cima do Volta Redonda - e que despertou nos torcedores Vascaínos a mais pura irritação.
Torcíamos eufóricos a cada gol feito pelo Vasco. Um, dois, três! O Vasco entrou em campo e mostrou que apesar de já estar classificado para a semifinal do Estadual, o time não quer brincar em serviço e se é para jogar, então que seja jogado, suado e vencido.
Com um gol do menino William Barbio, dois de Alecsandro e alguns pênaltis não marcados (só um foi dado e cobrado pelo camisa 9, que acertou uma cobrança certeira, sem chances de defesa), assim ficou resumido a partida entre Vasco e Volta Redonda, em São Januário. Já o Voltaço, por sua vez, tentou criar algumas jogadas perigosas no início do primeiro tempo, mas parou por aí. Como disse, o Vasco entrou e manteve seu aproveitamento de 100% na competição.
Diante de um placar convincente, a torcida já se fazia satisfeita e pronta para pular o carnaval feliz da vida com seu time. Porém, alguns minutos antes de Bernardo ser substituído no primeiro tempo, saiu uma notícia através de um jornalista da rádio Tupi, informando que o jogador Bernardo havia entrado na justiça contra o Vasco pedindo a recisão de contrato por conta do não-recolhimento do FGTS.
Os gritos que empurravam o time para cima do Volta Redonda passaram a ser dirigidos a Bernardo, que foi vaiado após ser substituído pela torcida que se mostrava decepcionada com a atitude do jogador. O atleta, que pode ter feito seu último jogo pelo clube, saiu de campo ironizando a torcida com aplausos e pedidos de silêncio.
Estava armado o circo. Dentro de campo o Vasco saía vitorioso sobre o Volta Redonda. Fora dele uma nova disputava começava: Vasco x Bernardo. Quem está certo e quem está errado no fim das contas? Foi essa a pergunta que eu me fiz e tenho certeza que milhares de torcedores Vascaínos também fizeram no decorrer da noite... Até agora.
É evidente que todo e qualquer funcionário deve correr atrás dos seus direitos, quando estes não estão sendo cumpridos. Exemplo disso foram as críticas feitas pelo elenco e a falta na concentração durante algumas rodadas que antecederam o problema. É fato, também, que a diretoria não só vem agindo errado, fazendo essa situação se transformar numa verdadeira bola de neve, como vem se omitindo quando deveria se expor e "matar de peito" o problema já formado.
Agora, se formos analisar na tentativa de procurarmos quem está certo ou errado nesta história, sinceramente, só acharemos culpados. O Vasco porque não cumpriu com as suas responsabilidades, deixando de pagar os salários em dia. E Bernardo pela forma como agiu. E não cabe a nós torcedores, tapar o sol com a peneira. É varrer a poeira para debaixo do tapete... Você acha que está limpo, mas a sujeira ainda está lá.
Não tem nem dois meses completados, quando o Vasco resolveu comprar a metade do passe de Bernardo, do Cruzeiro, no valor de absurdos R$ 3,5 milhões. E pasmem: além dele ter feito parte do elenco do time do Goiás, este rebaixado, e ter ficado encostado no Cruzeiro sem espaço algum para aproveitamento, o Vasco o pegou emprestado com o clube mineiro e não satisfeito comprou metade do passe do jogador que, até o momento, não justificou o dinheiro alto investido.
Em hipótese alguma podemos deixar de mostrar o erro dos dirigentes Cruzmaltinos que pecam por não honrar seus acordos, mas não podemos com isso, apontar um erro defendendo outro. A atitude de Bernardo, a meu ver, não é, não foi e não tem a menor intenção futura de reaver seus direitos. Para mim soa apenas como uma tentativa desesperada de alguém que já está sendo sondado por algum outro clube. Até porque, se ele alega estar a 13 meses sem receber, porque veio a público dizer que queria continuar no clube? Aliás, porque deixou que o Vasco comprasse metade do seu passe? Certamente, quem está por trás do Bernardo, não deixaria isso acontecer, caso o problema fosse tão grande assim.
É, de fato, preocupante termos tantos problemas de atrasos, seja com perda de patrocínios, seja com falta de planejamento. E isto é um problema que deve ser visto e cobrado pela torcida, já que esta deve ser a parte mais interessada nas andanças e ações do clube. Mas quero deixar claro que, não concordo e abomino a atitude do jogador Bernardo que mostrou claramente para aqueles que ainda o chamavam de "xodó" o total descaso e desrespeito que sempre teve pela torcida do Vasco.
Para respeitar o Vasco - e não digo que precise necessariamente ser Vasco - é preciso ir muito mais além do que vestir a camisa do clube e entrar em campo. É preciso ter honra, respeito e, sobretudo, humildade para com aqueles que estão sempre ao lado da instituição e do elenco Vascaíno, independente das circunstâncias... No caso, a torcida Cruzmaltina.
E que isto sirva de lição.
Saudações Vascaínas,
Vanda Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário