quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

CBF confirma: Copa do Brasil terá times da Libertadores em 2013.

Confirmado: a Copa do Brasil de 2013 terá a participação dos clubes que também estiverem disputando a Libertadores no ano. Em entrevista coletiva realizada nesta quinta-feira no Rio de Janeiro, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, anunciou a mudança no calendário.
A Copa do Brasil deixará de ser disputada apenas no primeiro semestre, estendendo-se de março a novembro, com os times da Libertadores. Esses clubes entrarão nas oitavas de final, após o fim da competição continental.
A ideia da CBF é valorizar a Copa do Brasil, incluindo todos os melhores times do país. E evitar punir times por "sucesso", caso do Corinthians em 2011. Eliminado na Pré-Libertadores, o Timão não teve chance de disputar nem a Copa do Brasil nem a Sul-Americana, ao contrário de outros times que tiveram colocações piores no Brasileirão 2010. Em 2013, a Copa do Brasil terá um total de 86 clubes na disputa, com sete fases.
Oitenta equipes começarão a Copa do Brasil, em mata-mata. Sobrarão dez clubes, que se juntarão aos seis da Libertadores. Caso o país só tenha cinco vagas no torneio continental, o primeiro colocado do ranking nacional de clubes será convidado para completar as oitavas (16 times).
Outra mudança ocorrerá no processo de classificação para a Copa Sul-Americana. A fase eliminatória brasileira deixará de existir. O Brasil enviará quatro representantes para a competição, e a escolha deles não será mais apenas pela classificação do Campeonato Brasileiro. Serão indicados os clubes que deixarem a Copa do Brasil antes do início da Sul-Americana, de acordo com a classificação do Brasileiro do ano anterior. Ou seja, os mais bem colocados no Brasileirão 2012 que deixarem precocemente a Copa do Brasil de 2013 terão a chance de entrar na competição da Conmebol.
Copa do Nordeste
Ricardo Teixeira anunciou também o retorno da Copa do Nordeste em 2013, entre janeiro e março do ano, com 16 clubes: três da Bahia, três de Pernambuco, dois do Ceará, dois do Rio Grande do Norte, dois de Alagoas, dois da Paraíba e dois de Sergipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário