quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Conheça o Aurora-BOL, próximo obstáculo do Vasco na Sul-Americana.

Dentro todos os países que disputarão as Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2014, que acontecerá no Brasil, a Bolívia é, sem dúvidas, a seleção que possui as menores chances de se classificar. Com pouca tradição no futebol, apesar de já terem disputado três Copas do Mundo, os bolivianos tem como maior conquista o título da Copa América, conquistado ainda em 1963. Para que tenhamos uma ideia, o futebol deste país localizado no centro-oeste da América do Sul nunca conquistou uma Libertadores da América.

Até mesmo pelos fatos acima citados, o feito do Aurora, que ontem (20/09) eliminou o tradicional Nacional do Paraguai da Copa Sul-Americana com uma goleada de 5 a 2, é classificado por grande parte dos jornais e veículos do país como 'Histórico e Épico'. Isso porque o time da cidade de Cochabamba não possui muita tradição no futebol local, tendo conquistado apenas dois títulos nacionais, em 1963 e em 2008.

Com 76 anos de história, o clube azul manda sua partidas no Estádio Felix Capriles, que possui capacidade para 35 mil pessoas e costuma ficar lotado nos jogos do time da casa. É um estádio tradicional e que já foi foi palco de partidas da Copa América. Outra fato que vale a pena ser citado sobre o clube boliviano é que foi nele que Mauricio Baldivieso, jogador mais jovem a atuar em uma partida de futebol profissional, realizou sua única partida. Na oportunidade, o jovem de tinha 12 anos e entrou em campo no duelo contra o time do La Paz.

Altitude

Além da longa viagem, cerca de 3.380 km, os atletas e membros da comissão técnica vascaína terão que encarar a tão temida altitude. Localizada no oeste da Bolívia, a cidade de Cochabamba tem cerca de 2560 metros de altitude. Alguns clubes brasileiros, como o Internacional, já jogaram por lá e sentiram os efeitos da altitude. Ainda neste ano, o colorado foi a cidade enfrentar o Jorge Wilstermann e viu dois de seus grandes jogadores, Oscar e Leandro Damião, saírem de campo esgotados. O atual camisa 9 da Seleção Brasileira chegou a ficar tonto ao término da partida.

Elenco

Dentro de campo, o cruzmaltino não deverá enfrentar muitos problemas. Tecnicamente, o Gigante da Colina é superior ao time boliviano, que tem como seu principal jogador o veterano apoiador Jaime Robles, que fez parte do grupo da Bolívia que disputou a última Copa América.

Além dele, vale a pena ficar de olho no camisa 10 Fernando Sanjurjo, argentino e que marcou um belo contra o Nacional do Paraguai, e no atacante colombiano Jair Reynoso, grande artilheiro do time na temporada passada, marcando 31 gols em 58 jogos, e que também deixou sua marca contra a equipe paraguaia.

O sistema defensivo da equipe de Cochabamba, como pôde ser visto na última terça-feira (20/09), não é lá essas coisas todas. Edward Zenteno, que tem passagem pela Seleção Boliviana, é o grande nome.

Apesar de tudo isso, o Aurora é um time que se mostrou muito forte jogando dentro de casa. Apoiado por seu torcedor, o time cresce de produção e os jogadores fazem mais do que sabem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário