quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Vavá?

Edvaldo Izídio Neto
Posição: Centroavante
Período: 1952 a 1958

Ao vir do Sport Club Recife para o Vasco, ainda garoto, Vavá era meia-esquerda, tipo preparador, de entregar a bola. Flavio Costa foi quem mudou sua posição e suas caracteristicas. Jogando na área, se destacou por unir a técnica à valentia. No ano de 52, foi campeao brasileiro de amadores, campeão carioca amador e titular da seleção olimpica.
Pouca gente sabe, mas o gol que acabou sendo o do titulo carioca de 52 para o Vasco foi marcado por Vavá. O Vasco, já na bica para ser campeão, enfrentava o Bangu pela penúltima rodada, desfalcado de alguns titulares, e o garoto Vavá foi escalado. O Vasco venceu por 2x1, e o gol da vitoria foi dele. No dia seguinte, houve um Fla x Flu que terminou empatado, resultado que deu o título antecipado ao Vasco. Pelo Vasco, Vavá ainda conquistou o campeonato de 56 e o Rio-São Paulo de 58, tendo ainda participado dos jogos iniciais do campeonato carioca daquele ano, quando foi então vendido ao Atlético de Madrid.
Como goleador do Vasco e da seleção carioca, Vavá chegou a selecao brasileira, participando efetivamente do bicampeonato mundial de 58 e 62 (já de volta da Espanha para o Palmeiras), tendo merecido o apelido de Leão da Copa. Ele marcou 5 gols na Copa de 58 e 4 na de 62, quando foi um dos co-artilheiros da competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário