quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Vasco quer popularizar o Rugby no Brasil.

Aos poucos, o rugby ganha espaço entre os brasileiros. Ações da Confederação Brasileira de Rugby (CBRU) e de alguns clubes procuram estimular o desenvolvimento do esporte e os resultados já podem ser notados. Programas como o Fale Conosco, da CBRU, e o Vasco Rugby 2016, do Clube de Regatas Vasco da Gama (CRVG), buscam dar maior visibilidade à modalidade no país.

A iniciativa cruzmaltina partiu da escolha do estádio de São Januário como sede das competições de rugby nas Olimpíadas de 2016. O colaborador da vice-presidência de esportes olímpicos e responsabilidade social do Vasco, Leonardo Pessanha, explica que: “o objetivo do projeto Vasco Rugby 2016 é disseminar o esporte no Estado do Rio de Janeiro, com escolinhas gratuitas de rugby na sede do clube e em outros pólos esportivos, a partir de convênios que estão sendo firmados”.

O projeto é pioneiro entre os clubes grandes do Rio de Janeiro e já conta com cerca de 40 meninos e meninas que, segundo Leonardo, respondem positivamente em termos de disciplina e evolução técnica. Ele comenta que: “o clube, inclusive, deseja fornecer atletas para a seleção brasileira de rugby”.

De acordo com o colaborador, a intenção do Vasco é popularizar a modalidade no Brasil: “o rugby tem tudo para se tornar popular no país, pois é um esporte de baixo custo, com o diferencial de ser uma novidade para a grande maioria da população”.

A CBRU, por sua vez, investe no projeto Fale Conosco, que consiste no envio de Gestores Nacionais de Desenvolvimento para atuação junto a clubes, treinadores e árbitros visando ampliar e aprimorar o rugby. Entre as atividades que os gestores realizam estão a participação ativa em treinos, workshops específicos e fornecimento de material didático e mídia.

Um dos gestores envolvidos no Fale Conosco, Luis Mourão, contou o significado de participar do projeto: “estou muito feliz em poder ajudar no crescimento e aprimoramento deste esporte tão empolgante e cativante”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário