domingo, 24 de julho de 2011

Isso é Vasco!

“Marco 1924”. Esse é o nome do relógio que o Vasco lançará nesta segunda-feira. Em parceria com uma grife européia, o clube criou o objeto com o nome em alusão ao bicampeonato estadual de 1923/1924. O valor será de R$ 950 e terá tiragem limitada a apenas 500 relógios, que contam com caixa de aço, calendário, vidro em cristal mineral, pulseira de couro e garantia de dois anos. Quem adquirir a peça também receberá um certificado assinado pelo presidente Roberto Dinamite e uma réplica do documento denominado “A resposta histórica”, que inspirou o lançamento.

A homenagem


Os títulos conquistados naquela época ficaram marcados pela luta do clube contra a discriminação racial. Com negros em seu time, o Vasco garantiu o acesso à Primeira Divisão em 1922 e desbancou os rivais em 1923, faturando o troféu, até então inédito. No ano seguinte, houve uma cisão e clubes como América, Botafogo, Flamengo e Fluminense se desligaram da Liga Metropoliana de Desportos Terrestres (LMDT) e fundaram a Associação Metropolitana de Esportes Atléticos (AMEA).

Foram impostas regras. Os jogadores precisariam provar que sabiam ler e que estudavam ou trabalhavam. Isso porque existia ainda um preconceito quanto à classe social dos praticantes do esporte. Ao Vasco, foi exigido que 12 jogadores fossem afastados por não atenderam aos requisitos impostos pela AMEA.

O clube, então, permaneceu vinculado a LMDT com times que não conseguiram cumprir as exigências (casos do Bonsucesso, Andarahy, Villa Isabel, Mackenzie), que também incluíam adaptações na estrutura dos clubes em um todo, atingindo assim outros esportes. Em 1924, na LMDT, o Vasco faturou novamente o caneco. A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), portanto, considera Vasco (pela LMDT) e Fluminense (pela AMEA) campeões daquele ano.
SOBRE O MARCO 1924:
 - Preço: R$ 950,00
-Tiragem: 500 unidades - edição especial comemorativa, limitada e fabricada exclusivamente sob encomenda.
- Caixa em aço de 44 mm, com revestimento em PVD negro
- Calendário
- Vidro em cristal mineral
- Mecanismo de movimento a quartzo
- Pulseira em couro natural
- Fivela em aço com revestimento em PVD negro
- Garantia contra defeitos de fabricação de dois anos
- Dentre os acessórios que acompanharão o relógio, estão um certificado assinado por Roberto Dinamite, maior ídolo e presidente do clube, e uma réplica do documento que inspirou o lançamento, "A Resposta Histórica"

Nenhum comentário:

Postar um comentário