sábado, 23 de julho de 2011

Saiba mais sobre a história de luta do Vasco contra o Racismo.

- Em 1915, após fundir-se ao Lusitânia Sport Club, o clube filia-se à LMSA – Liga Metropolitana de Sports Atlheticos. Em 1916, faz sua estreia oficial no futebol, vencendo ainda neste ano a sua primeira partida pela Terceira Divisão.

- Em 1917, com a criação de uma nova entidade diretora do futebol, a Liga Metropolitana de Desportos Terrestres (LMDT), o Vasco passa a disputar a Segunda Divisão do futebol carioca.

- Em 1922, o clube vence o campeonato da Segunda Divisão.

- Em 1923, em seu primeiro ano na Primeira Divisão, o Vasco vence o campeonato de forma avassaladora.

- Extremamente preocupados com aquela força emergente, os demais clubes iniciam uma campanha contra o Vasco, acusando o clube de prática do profissionalismo.

- Alegam, inicialmente, que muitos dos integrantes do elenco tinham “ocupação duvidosa”, acusação que recaía, por incrível coincidência, em alguns negros, mulatos e analfabetos.

- Esta última característica impediria os atletas de continuarem jogando.

- Para enfrentar a perseguição, o Vasco, em mais uma atitude pioneira, financia aulas particulares para que os jogadores pudessem ler, assinar as súmulas e, assim, entrar em campo.

- Ao perceberem que aquela barreira seria facilmente contornada, em 1924, clubes da zona sul como Botafogo, Flamengo e Fluminense, uniram-se e abandonaram a LMDT, fundando a Associação Metropolitana de Esportes Atléticos (AMEA).

- Ao convidarem o Vasco para fazer parte desta nova entidade, impuseram ao clube uma única condição: a de que excluísse do seu elenco doze (12) de seus atletas, como resultado de uma investigação levada a um tribunal onde não havia representação nem defesa.

- Diante desta ultrajante situação, o presidente do Vasco, José Augusto Prestes, em atitude memorável, enviou um ofício à AMEA, naquilo que ficou conhecido como "A Resposta Histórica". Nela, declinava do convite de filiação à AMEA por não concordar com o processo investigatório.

- O Vasco permaneceu na LMDT, conquistando, de forma invicta, o bicampeonato em 1924.

- Em 1925, o Vasco venceu o preconceito e a discriminação, sendo admitido, sem restrições, na AMEA, tornando-se uma referência na luta pela igualdade social e racial no futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário